About Me

Minha foto
@CarolHickmann
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." F. Nietzsche
Ver meu perfil completo

Todos os Textos

Carolina Hickmann. Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 13 de abril de 2011

postheadericon Depressão Cultural

Desde que foi cogitada a possibilidade de virmos morar em Porto Alegre sempre falei: MAS TEM QUE SER PERTO DO MÁRIO QUINTANA. Dizia isto por não saber das outras maravilhas culturais que se escondem na pressa do Centro Histórico desta cidade. Fiquei deprimida ao ler dados, hoje no G1, sobre mil entrevistados de 70 cidades. Aparentemente 60% das pessoas não havia entrado em um teatro, museu, ou sequer lido um livro no ano de 2010.
Eu tinha 11 anos quando a minha exigência era morar perto da Casa de Cultura. Fico me perguntando quantas pessoas passam pelo Centro sem sequer olhar prá linda obra arquitetônica que um dia já foi o Hotel Majestic. Tudo bem que os preços estão absurdos, mas, no Theatro São Pedro, por exemplo, também localizado no centro, seguidamente vemos peças com entrada franca, ou doação de alimentos não perecíveis. As pessoas gastam fortunas em computadores e não tem 10 reais pra gastar em um dos mais de 8 sebos do centro da capital dos gaúchos?
O problema é maior, é cultural. Entramos nesta depressão onde idolatramos maquinas e esquecemos dos prazeres mais comuns: como o prazer de virar a página de um livro rapidamente só para seguir a continuação de palavras, prazer de ver a emoção de um artista quando interpreta o papel tão sonhado, prazeres estes que outrora eram indispensáveis, na nossa cultura de hoje estão cada vez mais dissolutos.
Infelizmente, só poderemos culpar a educação - ou a falta dela - por isto, a falta de incentivos do governo. Se não começarmos a pensar nisto agora, mandaremos para o mundo uma legião de analfabetos funcionais nas 7 artes.

6 comentários:

Rubi disse...

Apesar de usar muito o computador, não troco meus livros por nada deste mundo! Acho até que sou antiquada demais pra certas coisas, mas enfim, existem pessoas e pessoas né HAHA.

Não sei se você se interessa por clássicos no geral, mas caso se interesse, de uma olhada em meu blog ;D

Edu N. disse...

Adorei o texto, e super concordo, as pessoas já não tem incentivo sobre leitura e não se interessam. É meio que uma soma de fatores, porém a leitura deveria estar aumentando devido a acessibilidade que a internet trouxe com os E-books mas nem assim as pessoas leem, entram na internet só pra ficar nas redes sociais, participar de duelos, etc. Adorei a frase do banner, muito bom o blog :)

Douglas Vieira disse...

A internet foi definida certa vez como: SEXO & MÚSICA. E uns orkuts por aí também.

Felizmente, nem todo mundo é monoteísta assim.
Adorei o blog. Raul ficaria muito feliz, deveras.


Visite:
http://acendaosfarois.blogspot.com/

Paulinho Rahs disse...

Guria, finalmente encontro um blog de conteúdo inteligente. Meus parabéns

E sobre o post, entra aí uma crítica que faço a sempre a juventude. Me envergonha ver a galera da minha faixa etária se preocupando com coisas fúteis e deixando pra lá tanto conteúdo interessante. O simples fato de ler um artigo um pouco grande ja desinteressa. Bom saber que ainda tem alguns que se salvam

Ja estou seguindo, segue tbm?
http://demoniosdadecada.blogspot.com/

Victor Costa Silva disse...

Muito maneiro seu blog , está de parabéns , estou te seguindo e retribuindo a visita, se puder me segue lá .

http://comentariocriticoo.blogspot.com

ANDREA PAVESI disse...

SINCERAMENTE .. QUERO TE SEGUIR...

Seguidores

Visualizações