About Me

Minha foto
@CarolHickmann
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." F. Nietzsche
Ver meu perfil completo

Todos os Textos

Carolina Hickmann. Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010

postheadericon Um velho assunto novo

"A DIT significa que alguns paizes se especializam em ganhar e outros em perder." É a primeira frase do livro: Aa veias abertas da America Latina de Eduardo Galeano. Esta magnifica obra tem o poder de despertar uma amarga indignação pelos genocídios cometidos em nome da liberdade, da religião e até mesmo do progresso, durante o processo que se iniciou com a conquista da América Latina, este processo ainda não teve fim, o que causa ainda mais revolta pela minha parte.
Não entendo porque vários outros nomes foram dados as DITs desde a época colonial, visto que a divisão continua a mesma: norte do globo explorando as riquezas do sul, e este, por sua vez, não encontra meios de elevar a sua economia ao mesmo nivel das potencias capitalistas - e antigamente mercantilistas - setentrionais, por não conseguirem agregar custo aos seus produtos antes da venda, negociando a preços mínimos, as potencias que comprar estes produtos agregam valor e revendem para os seus proprietarios de origem. Dito isto, podemos afirmar que a América Latina é a grande financiadora do capitalismo no mundo, se antigamente com manufaturas, hoje em dia com lucros da divida e royaltes.
Com isto, só posso afirmar que a frase da contracapa está corretíssima, "Um livro (infelizmente) atual", ainda somos colonias de exploração de uma elite interna e mesquinha, que se tivesse condições, venderia até a mãe ao diabo.
E se é assim, há tanto tempo, qual o motivo dos menos favorecidos não terem se revoltado ainda? A resposta é um tanto quanto simples, depois que se reflete um pouco: O sistema capitalista é o único que viabiliza a livre concorrência, fazendo com que, os menos favorecidos criem a falsa impressão de que têm as mesmas condições de elevação que os demais.

5 comentários:

planeta huumor disse...

mt legal o seu blog p titulo da postgemtbm mt criativo o texto parabens
estou te seguindo espero que retribua


http://planetahuumor.blogspot.com/
Agradeço desde ja

Lerminer disse...

Muito bom o post. Parabéns

Evandro Oliveira disse...

Adoro esse livro do Eduardo Galeano.Ótimo seu texto.
Gostei muito do seu blog.
Acho que ter um blog significa ter um espaço para dividir com pessoas de todo lugar do mundo, coisas que gostamos, pelas quais nos apaixonamos, aquilo que move nossa alma e nosso coração. Você faz isso muito bem.
Parabéns!

http://sabordaletra.blogspot.com/

MELISSANDO disse...

Muito bom, parabens !!

Paulo Roberto disse...

Posso parecer um velho doido, mas acho que começamos a trangredir, civilizadamente, esta "ordem" das coisas!
Prossiga!!

Seguidores

Visualizações